O PROJETO

Em todo o mundo crianças, jovens e adultos desaparecem misteriosamente. Crianças desaparecem no trajeto entre a casa e a escola, dentro de lojas e supermercados, são retiradas de suas residências por desconhecidos que se passam por técnicos de consertos domésticos, ou marcam encontros com estranhos que aliciam menores em salas de bate-papo pela Internet. São sequestros sem pedido de resgate, com fins de prostituição infanto-juvenil, tráfico internacional de seres humanos, adoção ilegal ou abuso sexual seguido de morte. Existe ainda um percentual dessas crianças que são levadas por um dos pais, como forma de punir ex-conjugues, dando origem aos crimes de Alienação Parental contra a criança.

Existem também jovens e adultos que, portadores de deficiências psíquicas, perdem-se nas ruas e acabam recolhidos em abrigos e instituições, onde permanecem pela dificuldade de identificação e localização de suas famílias. Crianças e jovens que fogem de casa devido a maus tratos, violência doméstica ou conflito com os pais, terminando por serem exploradas para a prática de prostituição infantil e o vício de drogas, em especial o crack. 

O desaparecimento de adultos está, muitas vezes, ligado a problemas psíquicos e emocionais, envolvimentos com drogas e criminalidade. Alguns fogem devido aos maus tratos ou a uma repressão exagerada por parte dos pais, inseguros com a liberdade que os filhos passam a solicitar quando entram na adolescência. São fatalidades que, para os familiares de desaparecidos, geram um afastamento e um preconceito social que dificulta a melhoria das políticas públicas de atendimento. E o que se pode fazer para prevenir e diminuir o índice destes desaparecimentos? É curioso que a maioria dos desaparecimentos e muitos outros problemas ocorrem em épocas de grandes eventos e feriados, o que dificulta o acesso às autoridades e atrasa o início das investigações. 


















Este projeto resulta do trabalho de contato e atendimento a famílias de pessoas desaparecidas. A vivência adquirida ao longo do tratamento de inúmeros casos com grande índice de pessoas localizadas e reinseridas no convívio familiar nos levou a um profundo estudo da questão e a motivação para criar com esse espaço políticas de ações voltadas para a diminuição do desaparecimento e sua prevenção, criando redes de parceria que  aproximam policiais e autoridades do cotidiano sofrido das famílias vitimadas. Por meio deste espaço, recebemos também denúncias e realizamos contatos com a imprensa, que apóia e nos ajuda a divulgar os casos das crianças desaparecidas e vítimas de diversos outros tipos de exploração, como o trabalho infantil.